novembro de 2017 | Edição 688
clique p/ampliar
Veículos conectados e tecnologia celular
É o caso, por exemplo, da Ford americana, que está aparentemente um pouco atrás em tecnologia de autonomia, mas está bem avançada em tecnologia celular com a ajuda das Qualcomm, AT&T e Nokia.

Os testes conjuntos, sendo feitos no Campo de Provas Regionais em San Diego, no sul da Califórnia, incluem plataforma Qualcomm 9150 CV2X em veículos Ford para explorar recentes aumentos de segurança em veículos Ford em manobras específicas tipo não ultrapassar, interseções e curvas à esquerda usando rede celular AT&T e infraestrutura de Nuvem da Nokia. O Departamento de Transporte do estado da Califórnia e da cidade de Chula Vista breve fornecerão mais infraestrutura para os carros Ford, com início dos testes antes do fim do ano.

Já no começo do ano que vem a Ford estará testando seus carros autônomos em várias outras cidades, já que Jim HaCket, seu CEO, quer isso o mais rápido possível.

A chinesa Didi Chuxing está fazendo sua própria rede de recarga visando usar o aumento de carros elétricos. Na China já são 260.000 carros elétricos, tornando a Didi a maior operadora de carros elétricos do mundo. A Didi, com a Global Interconnection Development and Cooperation Organization, formam a maior estrutura de recarga elétrica automotiva da Ásia – e breve do mundo.