novembro de 2018 | Edição 713
clique p/ampliar
De bungee jumping a Riversimple
Hugo Spowers foi piloto de Formula 1, projetista de automóveise pura e simplesmente um temerário. Enquanto estudava na Universidade de Oxford na década de 70, foi responsável pela idéia e por montar a competição de bungee jumping – e nos últimos 16 anos pelo desenvolvimento de carros a células de combustível.

Atualmente, dedica-se a construir e comercializar um carro chamado Rasa, que ele garante ser o veiculo mais eficiente do mundo do ponto de vista de consumo: com 1,5 kg de hidrogênio, cobre um percurso de 480 km.

Dentre os carros a células de combustível, o mais conhecido é sem dúvida o Toyota Mirai – mas o mais ‘diferente’ ainda é o Rasa, simplesmente porque possui um motor em cada roda.

Esses motores o freiam enquanto geram eletricidade, que é ‘guardada’ para uso posterior. Nisso, o Rasa mantém 80% de sua potência, enquanto emprega 20% para aceleração.

A Jaguar Land Rover está desenvolvendo carros autônomos fora-de-estrada. Este projeto, chamado CORTEX, combina dados acústicos, de vídeo, de radar, de detecção de luz e de distância, em tempo real. O acesso a esses dados combinados permite que o carro se comporte de maneira cada vez mais sofisticada.