agosto de 2018 | Edição 706
clique p/ampliar
As novas tecnologias que reformulam a companhia
A Inteligência artificial (AI, artificial intelligence) e o aprendizado de máquinas (ML, machine learning) estão entre as mais impactantes tecnologias que a cada dia reformulam a companhia. As novas capacidades e aplicações de AI e ML permearão as forças de trabalho muito antes do que pensamos. No entanto, sua implementação não significa necessariamente que o número de empregos diminuirá, ou que os efeitos a longo prazo poderão não vir. Ao contrário, essas tecnologias poderão ser usadas para ampliar as capacidades humanas e aumentar seus níveis de eficiência, em vez de substituir trabalhadores.

Companhias que abrem caminho pela transformação digital estão usando AI e ML para construir infraestruturas analíticas que conferem vantagens competitivas. Essas infraestruturas podem não apenas processar grandes quantidades de dados, mas também reduzir o tempo que as leva para fazê-lo. Capacidades inteligentes são então aplicadas a tarefas como as da limpeza de dados e de sugestão de novas combinações, que seriam pesadas demais para se fazer manualmente.

Tarefas como essas eram anteriormente feitas pelo departamento de pessoal, que pode agora adicionar valor devotando-se a tarefas que dependam de pensamento crítico.

Na última década, o trabalho em condições móveis ou remota, desruptou a mão de obra tradicional – e a AI e a ML serão ainda mais desruptivas. Companhias que olham muito à frente devem abraçar as oportunidades que a nova tecnologia oferece e proativamente olhar tanto novos postos como ‘buracos’ existentes para maximizar os benefícios de AI e ML. Em vez de eliminar empregos, haverá uma sutil mudança em direção a capacidades em demanda no mercado. Verifique a emergência de centros de discernimento de excelência. A concorrência por engenheiros de dados também irá acelerar, à medida que se tornem mais conhecidos.