outubro de 2018 | Edição 711
clique p/ampliar
Iate movido a energia solar
O impacto solar da empresa suíça Solarimpact Yacht e com muita energia solar gratuita e silenciosa, que pode lhe levar onde e quando quiser.

O Solar Impact Yacht é um barco de 78 pés (23,77 m) que pode gerar até 320 kWh de eletricidade para levá-lo onde bem entender ou simplesmente manter suas baterias sempre carregadas.

Seu interior foi projetado para longas utilizações, com cabines amplas, espaços confortáveis, janelas largas que distribuem luz natural em todas as áreas, tudo para cruzeiros tranquilos com todas as vantagens da mais nova tecnologia.

Navegando em um dia mais nublado, há um par de motores a diesel com extensão de alcance de 65 kW (87 hp) a bordo como um backup.

Supostamente, a coisa toda pode ser manobrada por uma única pessoa, com os sistemas de iates otimamente controlados por algum tipo de inteligência artificial (IA).

Ele também possui tecnologia de estabilização, apoiada por dois corpos de flutuabilidade em forma de torpedo sob a superfície da água. Isto consegue um desacoplamento da onda física que reduz o balanço e a inclinação do iate em até 90%, tornando-o confortável mesmo quando as ondas estão altas.

O conceito foi revelado no festival de iates de Cannes da semana passada, onde um modelo 3D completo permitiu que potenciais compradores tivessem a oportunidade de explorar a embarcação usando a realidade virtual.