outubro de 2018 | Edição 711
clique p/ampliar
Transporte misto
O Mercedes-Benz Vision Urbanetic é ao mesmo tempo um conceito futurista e um sério retorno ao passado. Um século e mais atrás, o transporte de pessoas e carga sempre fora feito com veículos de uso misto, geralmente com separação de classes por espaço, conforto e até mesmo por um pouquinho de limpeza.

Hoje, esta separação é encarada como normal e até mesmo lógica e indispensável – e sob demanda, o que a torna sustentável e eficiente como plataforma de movimentação de pessoas e minimizante de fluxos de tráfego.

Baseado em veículos autônomos, o conceito traz outra ótima possibilidade, a de carroçarias trocáveis.

O conceito Urbanetic acomoda até 12 passageiros, enquanto seu módulo de carga de 3,70 m é suficiente para um comprimento total de 5,14 m.

O resultado final é uma frota composta de veículos que analisam em tempo real rotas mais flexíveis e eficientes, baseadas em necessidades imediatas.

Esse conceito futurista é totalmente automático, de operação autônoma, onde os custos operacionais podem ser significativamente reduzidos e onde os tempos de recarga elétrica e de manutenção podem ser utilizados 365 dias por ano.

Como não precisa de cabine de motorista, este espaço pode ser usado para passageiros.

Volantes de direção, pedais e um cockpit inteiro são já coisas do passado.

Para obter confiança do mundo externo, o Mercedes-Benz Vision Urbanetic vem equipado com múltiplos sistemas de sensores e câmeras para observar tudo a seu redor.

Ele usa um mostrador de grande formato na frente para informar aos pedestres que atravessam as ruas de que já os viu, semelhante aos olhos virtuais gigantes da Jaguar Land Rover.

Outra é a característica de autossombreamento da porta do lado, com centenas de lâmpadas espalhadas pelos flancos, permitindo que os pedestres também os vejam.