novembro de 2018 | Edição 713
clique p/ampliar
Veículo urbano expansível
O iEV X é um passo adiante em direção a um sistema inteligente de transporte urbano que aumenta ou diminui de tamanho e capacidade conforme a necessidade imediata do transportador. Plataforma robótica flexível acionada por baterias de lítio e energia solar, tem raio de ação de 50 quilômetros a uma velocidade máxima de 45 km/h.

O iEV X é protótipo de origem alemã e mede 0,78 metro de largura e 1,6 metro de comprimento. Nestas dimensões, o iEV X transporta apenas o condutor, mas pode ser “esticado” até 1,9 metro de comprimento passando a ter dois lugares. E é ainda possível crescer mais um pouco, até aos 2,2 metros, para transportar alguma carga.

A forma deste veículo promete revolucionar a mobilidade urbana, juntamente com a garantia de segurança de uma carroçaria em aço carbono, o amplo espaço para cargas e até mesmo a possibilidade de um ajudante para cargas especiais.

Parece perfeito, mas há um ponto contrário a este veículo: o espaço que cresce não tem portas.

O iEV X é uma das duas versões propostas – a segunda é de maior desempenho e de bateria maior potente. Na Alemanha, ocorre uma campanha para avançar para produção e, caso aconteça, o modelo básico poderá ter um preço de 1.850 euros e a versão iEV X + custar 7.850 euros.