julho de 2019 | Edição 723
clique p/ampliar
O primeiro Grand Prix
O primeiro GP (Grande Prêmio internacional) de uma corrida de automóveis teve lugar em Brescia, na Itália, em 1921 e foi vencido pelo piloto francês Jules Goux pilotando um Ballot 3/8 LC igualmente francês. Hoje, esse carro, perfeitamente restaurado, faz parte de um grupo de automóveis antigos que competem nos Concours d’Elegance de vários países, todos mais ‘zero quilômetro’ do que originalmente.

O Ballot 3/8 LC que venceu o GP da Itália de 1921 é uma peça histórica , um carro hoje totalmente restaurado e que concorrerá com 59 outras peças ultra-raras e clássicas de 6 a 8 de setembro próximo no Palácio Hampton Court inglês.

O Ballot era um carro de competição que chegava a 200 km/h a um tempo em que a grande maioria dos automóveis normais não conseguiam atingir a metade disso. Seu motor tinha duplo eixo comando de válvulas e quatro válvulas por cilindro e os dois Ballots ficaram com os dois primeiros lugares, enquanto o Fiat 802, muito mais rápido, chegou em terceiro – a razão sendo que os Ballot economizaram gasolina e pneus, não tendo de parar para trocas e reabastecimento